terça-feira, 6 de outubro de 2009

A luta é como em círculo ...






"Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso."
Bertold Brecht



Ao nos lançarmos neste audacioso projeto, precisamos conhecer nossas fortalezas e nossas fraquezas, conhecer a verdade e admiti-la.



Penso que nossas maiores fortalezas são:


1. Simetria social, econômica, cultural e ecológica;



2. Vontade expressa dos países fronteiriços:


  • 1º Plano Trienal do Mercosul para o Setor Educativo (1992-1995, foi extendido em Ouro Preto até 1997)


  • 2º Plano Trienal (1998-2001)


  • 3º Plano (2001-2005), em novembro de 2004 inicia a elaboração do "Plano do Setor Educativo do Mercosul (SEM), para ser desenvolvido de 2006 até 2010. O SEM apresenta 5 objetivos estratégicos. Nos resultados esperados encontramos, dentro do Objetivo 1, o 5º resultado esperado é um "programa de escolas gêmeas na zona de fronteira". Assim, fica clara a intenção oficial de criação de "escolas de fronteira".

Nossa maior fraqueza:


1. Assimetria política



Assim, o centro de referência pode e deve surgir junto a escola de fronteira, sendo inclusive o seu moto-gerador, pois uma escola deve surgir da comunidade, refletir desejos e aspirações desta comunidade, formar a massa crítica necessária para o desenvolvimento endógeno desta comunidade, e cursos binacionais, ou seja, cursos que atendam demandas locais, entendendo-se neste caso como local a fronteira, configuram-se como a alternativa viável para o desenvolvimento de uma outra fronteira possível.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

2. EDUCAÇÃO







"Para conhecer os homens é preciso vê-los agir. No mundo, onde exibem seus discursos e dissimulam suas ações, os vemos falar, mas na história elas são reveladas, e assim os julgamos sobre os fatos. Seus propósitos mesmo ajudam a os apreciar; pois, comparando aquilo que fazem àquilo que dizem, vemos ao mesmo tempo o que são e o que querem parecer: quanto mais se mascaram, melhor os conhecemos (...)Os fatos! os fatos! e que cada um julgue por si mesmo; é assim que se aprende a conhecer os homens. Se formos sempre guiados pelo julgamento de alguém, veremos sempre por seus olhos; e quando eles nos faltarem, não veremos mais nada.A história geralmente é defeituosa, ao procurar registrar somente os fatos que possamos fixar por nomes, lugares e datas; mas suas causas lentas e progressivas, que não podem ser fixadas desse modo, permanecem sempre desconhecidas.Some-se a tudo isso que a história exibe bem mais as ações dos homens em suas vestimentas de gala; ela não expõe senão o homem público que se arrumou para ser visto, mas não o segue em sua casa, em seu gabinete, em sua família, no meio de seus amigos; ela só o exibe quando ele representa, e é bem mais suas vestes que sua pessoa que são exibidos".



Isto é um trecho do livro Émile, ou de L'éducation, de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), o livro é de 1757, ainda bem que estamos no distante ano da graça de 2009 e a sociedade mudou muito !!!!!!

sábado, 15 de agosto de 2009

1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

charge:RSurgente

Desenvolvimento sustentável é aquele que é socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim é apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende uma minoria rica, poderosa e politicamente influente.


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nosso desafio

Criar um centro de referência em ensino, pesquisa e extensão para o Bioma Pampa, sendo o objetivo deste centro desenvolver sistemas integrados de produção de alimento e energia adequados ao nosso bioma. Neste singelo espaço virtual vamos desenvolver algumas idéias e conceitos com a intenção de coloborar neste movimento de integração e provar que

uma outra fronteira é possível.