
"Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso."
Bertold Brecht
Bertold Brecht
Ao nos lançarmos neste audacioso projeto, precisamos conhecer nossas fortalezas e nossas fraquezas, conhecer a verdade e admiti-la.
Penso que nossas maiores fortalezas são:
1. Simetria social, econômica, cultural e ecológica;
2. Vontade expressa dos países fronteiriços:
- 1º Plano Trienal do Mercosul para o Setor Educativo (1992-1995, foi extendido em Ouro Preto até 1997)
- 2º Plano Trienal (1998-2001)
- 3º Plano (2001-2005), em novembro de 2004 inicia a elaboração do "Plano do Setor Educativo do Mercosul (SEM), para ser desenvolvido de 2006 até 2010. O SEM apresenta 5 objetivos estratégicos. Nos resultados esperados encontramos, dentro do Objetivo 1, o 5º resultado esperado é um "programa de escolas gêmeas na zona de fronteira". Assim, fica clara a intenção oficial de criação de "escolas de fronteira".
Nossa maior fraqueza:
1. Assimetria política
Assim, o centro de referência pode e deve surgir junto a escola de fronteira, sendo inclusive o seu moto-gerador, pois uma escola deve surgir da comunidade, refletir desejos e aspirações desta comunidade, formar a massa crítica necessária para o desenvolvimento endógeno desta comunidade, e cursos binacionais, ou seja, cursos que atendam demandas locais, entendendo-se neste caso como local a fronteira, configuram-se como a alternativa viável para o desenvolvimento de uma outra fronteira possível.